É muito importante entender e saber usar corretamente essas duas palavras, principalmente em casos de pré-vestibulandos, já que esses erros são quase fatais nas redações e podem acabar descontando pontos muito importantes.
É claro que ninguém é perfeito e um errinho ou outro sempre acontece, mas o melhor de tudo é fazer alguns exercícios e ficar sempre atento, principalmente em situações onde é necessário escrever utilizando a gramatica e a ortografia correta.
Onde usar o mau e o mal
Segundo a nossa gramática a palavra mal pode ser um substantivo ou um advérbio e é o contrário de bem, como nessa frase de exemplo “Eu não gosto de bife mal (bem) passado”, no plural o mal vira males.
Uma das formas mais fáceis de guardar a diferença é pensando nas frases que relacionem os contrários, como em “O bem vence o mal”.
Já a palavra mau é classificada como um adjetivo e é o contrário de bom ou boa, como na frase “Eu sempre fui um mau (bom) aluno” e é possível guardar a diferença através da frase “O homem está fazendo um mau uso de seu bom humor” ou também na frase “Hoje estou de mau humor”.
A palavra mal deve ser usada quando se comportar como um substantivo, portanto você deve usa-la sempre que estiver antecedida de artigos, que são (a, as, o, os). Já a palavra mau deve ser usada quando estiver demonstrando uma circunstancia, um modo como está sendo feito alguma coisa, assim fica fácil de entender.
Mas lembre-se de sempre praticar através de exercícios, só assim você conseguirá se sair bem e ter todas as regras memorizadas.
Aprenda como se escreve Mau ou Mal
Nenhum comentário:
Postar um comentário