Como se forma o Arco Íris

O Arco Íris é admirado por todos e deixa o céu mais bonito depois de uma chuva intensa, mas várias pessoas não sabem por que ele é formado.

Todo mundo já se deparou com aquele lindo arco íris depois da tempestade. O conjunto das sete cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho deixa o céu realmente mágico e durante muito tempo as pessoas se perguntaram por que esse fenômeno ocorria.

Para entender melhor é preciso recorrer à física, um arco íris é um fenômeno óptico e meteorológico, que separa a luz do sol em seu espectro quando a luz brilha sobre as gotas de água, que podem ser da chuva ou de quedas d’água, como em cachoeiras, por exemplo.

No arco íris a luz branca incidida pelo sol é interceptada por uma gota d’água contida na atmosfera, assim essa luz é refratada para dentro da gota, refletida e novamente refratada para fora da gota, o fenômeno da refração faz com que as sete cores apareçam.

O arco íris fez parte de um dos experimentos mais famosos de Newton, um dos principais físicos clássicos, mas em seu experimento o físico viu apenas cinco cores.

Engana-se quem pensa que o arco íris só surge depois das chuvas, ele pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e com a luz do sol brilhando. Isso faz com que os mitos sobre o arco íris se desfaçam, um deles é que os arcos íris seriam um presente dos deuses após todos nós enfrentarmos as mais severas tempestades.


Histórias envolvendo arco íris

O próprio nome do arco íris já vem da mitologia grega, pois Íris era uma deusa que era o arauto divino, ou seja, uma mensageira.

Sempre que Íris ia levar as mensagens para as pessoas, deixava um rastro colorido nos céus, que seria o arco íris.

No cristianismo, judaísmo e islamismo, o arco íris é como um “arco-da-aliança” que surgiu após o Dilúvio da Arca de Noé.

O arco íris mostraria que nunca mais a Terra seria inundada e para provar isso ele sempre apareceria após as chuvas. Alguns mitos e lendas também envolvem os arco íris, como por exemplo, de que no fim de cada ponta há um pote de ouro, mas que nunca ninguém conseguiu acha-lo.

Vale lembrar que o arco íris nada mais é do que uma ilusão de óptica, na verdade ele não existe, portanto não é possível “pegá-lo” ou chegar até o seu fim. Muitas histórias e contos de fadas envolvem os arco íris, assim como ele é usado por sociedades GLBTS como símbolo, da diversidade sexual, devido à mistura das cores.

Sem dúvidas esse fenômeno de ilusão de óptica despertou muito a curiosidade dos povos primitivos e até hoje colore os céus depois das chuvas, é sem dúvidas muito bonito, mais um dos espetáculos da nossa natureza.

Vale a pena observar os arco íris e se inspirar para ter um dia melhor, depois das chuvas, que vem para levar as impurezas e deixar o nosso ar mais limpo. Nada como ficar olhando os arco íris depois de uma chuva intensa, é muito interessante e bonito.



Nenhum comentário: