Problemas com o FIES, o que fazer?

Muitos estudantes estão com problemas para fazer ou transferir o financiamento estudantil, veja aqui o que fazer.

O Fies é o financiamento estudantil utilizado por milhares de estudantes em todo o país, com ele muitos alunos conseguem ter acesso às vagas do curso desejado nas melhores instituições de ensino do país, conseguindo pagar o valor do curso apenas depois de ter concluído o mesmo, por isso é um dos sistemas mais utilizados hoje em dia.


Porém ocorreu um problema no site do Fies onde as inscrições e transferência são feitas, os matriculados nas instituições privadas temem perder todo o semestre letivo caso não consigam realizar a inscrição até o início das aulas, o sistema do FIES está em manutenção e sem data pra voltar, isso aconteceu depois de que foram aplicadas novas regras para o financiamento e o sistema teve que se adaptar a elas.

Previsão de volta do FIES

O sistema saiu do ar no começo de janeiro para se adequar a todas as regras novas, no caso as exigências são obter no mínimo 450 pontos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e também não ter nota zero na redação do ENEM, só com essas regras é que os candidatos poderiam fazer a contratação do financiamento estudantil.


O Sistema mostrava a mensagem que até o dia 18 de janeiro ele já estaria de volta, mas chegou o dia e o sistema ainda estava fora do ar, depois disso não havia nenhuma mensagem falando alguma data prevista para voltar a funcionar normalmente.

O que fazer com o FIES fora do ar?

É muito grande a preocupação dos estudantes que não estão conseguindo fazer a inscrição para o FIES, isso porque ela deve ser feita antes do início das aulas, caso contrário é necessário pagar o valor da mensalidade do curso normalmente para não perder o semestre.


Muitos estudantes que não conseguirem fazer a inscrição tem a opção de trancar o curso para voltar depois, as universidades não podem segurar as vagas também, de acordo com o FNDE a opção que os alunos tem é entrar em contato com a universidade para tentar adiar o pagamento das mensalidades e caso o aluno pague a mensalidade até a liberação do site todos os valores pagos serão restituídos.

Nenhum comentário: