Como funciona o FGTS?

 O FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para proteger os trabalhadores demitidos e assegura-los após a perda do emprego.


O que é o FGTS

Para quem ainda não sabe o FGTS, sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, foi criado junto com os primeiros direitos dos trabalhadores, na década de 60, para que todos fossem protegidos em caso de dispensa.

Isso foi feito devido a muitas empresas terem que demitir os funcionários por excesso ou por falta de produtividade e para não deixar os trabalhadores sem receber nenhum dinheiro, o governo resolveu criar esse benefício.

Os empregadores devem depositar no início de cada mês nas contas de seus funcionários o valor de 8% do salário de cada um, esse valor fica destinado para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Com esse fundo é possível que o trabalhador forme um patrimônio, use o dinheiro guardado durante muito tempo de serviço para ajudar no financiamento de sua casa própria e até mesmo sacar para dar uma ajuda no orçamento em casa.

O FGTS tem muito valor para programas de habitação popular, de infraestrutura urbana e saneamento básico, portanto é importante mesmo que os trabalhadores não sejam demitidos, por isso é fundamental que os empregadores depositem esse benefício corretamente, todos os meses.

É claro que o FGTS é a salvação para quem acaba sendo demitido e não tem muito dinheiro guardado para sobreviver e continuar com as contas em dia enquanto não acha um novo emprego, sem dúvidas.

Como usar o seu FGTS

Você poderá usar o seu FGTS se for demitido sem justa causa, para isso deverá levar até a agência bancária o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho homologado pela Delegacia Regional do Trabalho ou pelo sindicato, caso o vínculo com a empresa tenha sido maior do que um ano.

Também poderá receber caso a rescisão tenha sido antecipada do tempo de contrato, com isso é preciso levar o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho também homologado.

Assim deve ser feita a solicitação do saque, pois quando o trabalhador é demitido, o empregador deve comunicar à agência bancária e em cinco dias úteis o trabalhador poderá sacar o seu benefício, ao levar a documentação exigida.

Nos outros casos, o trabalhador pode solicitar o saque do benefício em uma das agências da Caixa com os documentos, assim o saque também poderá ser feito em até 5 dias úteis.

Vale lembrar que se o saque for num valor inferior a R$ 1000,00 pode ser feito em uma das agências lotéricas, porém se for num valor maior deve ser feito nas agências da Caixa. Todos os trabalhadores podem acompanhar o seu saldo do FGTS através da agência ou pela internet, o saldo é atualizado no dia 10 todos os meses, assim é possível verificar se o empregador realmente está depositando o benefício obrigatório de seu trabalhador.

Caso tenha mais dúvidas, o ideal é comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima.

Nenhum comentário: