Saiba porque sentimos cheiro de chuva antes mesmo dela chegar

Com certeza você já deve ter sentido, pelo menos uma vez na vida, aquele cheiro de chuva antes dela cair não é mesmo? Entenda o porquê disso.

É comum sentirmos o cheiro de chuva antes mesmo dela cair e isso sempre foi um grande mistério para a ciência, porém, depois de muito estudo, finalmente foi possível obter uma resposta e o nome disso é Petrichor.


Petrichor é o cheiro que sentimos antes da chuva começar a cair, a ciência já sabia que esse cheiro era obtido através de óleos liberados por plantas, isso acaba sendo absorvido pelo solo e a partir dai é liberado aquele cheiro deliciosos de chuva, mas ainda não era possível definir o motivo exato que fazia essas partículas se espalharem pelo ar e levar o cheiro nos lugares em que ainda não caiu nenhuma gota de agua.

Como isso acontece?

Hoje em dia é possível câmeras de ponta com alta tecnologia que é capaz de gravar coisas que nós não conseguimos enxergar, e foi com todas essas tecnologia que eles descobriram mais a respeito do Petrichor, de acordo com uma pesquisa feita pelos Engenheiros do MIT eles começaram a perceber algumas coisas bem interessantes a respeito das gotas de chuva.


As gotas de água agem das mesmas maneiras que os meteoros quando caem na superfície da terra, elas criam as mesmas crateras de impacto, mas é claro que em tamanho bem menor, essas crateras fazem com que as partículas sejam jogadas na atmosfera. Essas nano-gotículas são as responsáveis pelo cheiro de chuva que a gente sente.

Como elas funcionam?

Como elas são bem pequenas elas têm a capacidade de flutuar por muitos quilômetros, usando apenas o vento que foi causado pela tempestade responsável por criar as gotas maiores, dessa maneira o cheiro vai se espalhando mais rapidamente que a chuva, por isso sentimos aquele cheiro gostoso antes da chuva chegar.


Os pesquisadores descobriram ainda que as chuvas fracas e lugares secos são capazes de gerar mais gotículas do que as tempestades, isso porque nas tempestades as gotas são grandes e bem mais rápidas, isso dificulta o processo das nano-gotículas.

Nenhum comentário: